Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Sistemas de Informação em Saúde são temas de palestra na EPSJV


O estudo 'International Microdata Scoping Studies Project – Brazil' foi o tema da palestra de Jacques Levin e Silvia Rangel, ambos pesquisadores do DataSUS (Banco de Dados do Sistema Único de Saúde) e da ENSP/Fiocruz. O evento, que aconteceu no dia 30 de outubro, faz parte da Sessão Científica, um ciclo de palestras organizado pelo Laboratório de Informações e Registros em Saúde (Lires) da EPSJV. “O objetivo dessas sessões é fomentar, estimular e promover o debate científico e educacional entre os professores-pesquisadores da Escola”, comentou Arlinda Moreno, coordenadora do Laboratório.

Durante a apresentação, Jacques Levi e Silvia Rangel comentaram as deficiências de alguns dos principais sistemas de informação em saúde do país, enfatizando os casos em que há limitações físicas e financeiras, imprecisões, subnotificações, excesso de complexidade e restrições na disseminação dos dados. Além disso, apontaram as áreas em que os dados obtidos são utilizados, comentaram alguns aspectos históricos e explicaram que tipos de informações são coletadas. Eles citaram, como registros administrativos e pesquisas que serviram de fonte para o estudo, o Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação); o Sinasc (Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos); o SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade); o SIH/SUS (Sistema de Informações Hospitalares do SUS); o SIA/SUS (Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS); o CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde); o SI/PNI/API (Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações) e algumas pesquisas, como a AMS (Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária); a POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares); a PNAD/Saúde (Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar – Suplemento Saúde); a PNDS (Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde) e a PMS (Pesquisa Mundial de Saúde, realizada pela Fiocruz em 2003).

Recentemente finalizado, o ‘Internacional Microtada Scoping Studies Project’ contém micro e macro dados dos principais Sistemas de Informações nas áreas de saúde, demografia, habitação, economia, mercado de trabalho, educação e transporte no Brasil. No Brasil, o projeto tem como participantes o Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ); a Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz (ENSP); Instituto de Filosofia e Ciências Sociais UFRJ (IFCS); o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ (IPPUR) e o Centro de Filosofia e Ciência Humanas da UFRJ (CFCH). Na área de saúde, são destacadas as informações sob a gestão do Sistema Estatístico Nacional, coordenado pelo IBGE, e do Sistema Único de Saúde. Analisando esses sistemas, os pesquisadores identificaram como um problema a carência de ações que complementem as informações já existentes e garantam a compatibilidade e a comunicação entre os diferentes setores.

A próxima palestra da Sessão Científica acontecerá no dia 11 de dezembro e contará com a presença de Maria do Carmo Esteves, que falará sobre ‘Registros de Câncer no Brasil’.