ProvocAção

Queridos estudantes,

Em tempos de pandemia, e necessário isolamento social, a equipe do Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica (LIC-Provoc) pensou em mais uma maneira de continuar nosso diálogo com vocês. A ideia é que, além de um espaço de afeto, tão necessário em todos os momentos da nossa vida, possamos ter um diálogo onde mantenhamos vivos nossos princípios e intencionalidades no campo da formação científica. A Iniciação Científica não pode parar! Nosso compromisso com o despertar da Vocação Científica deve permanecer vivo e atuante. Assim, a criação do ProvocAção em tempos de pandemia visa disponibilizar vídeos, textos e imagens que possam garantir esse diálogo e intencionalidades entre nós, vocês e muitos outros que possam se interessar por esse maravilhoso e muito instigante mundo da Ciência e, em particular, da Iniciação Científica.

No ano em que comemoramos 35 anos da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e os 120 anos da Fiocruz, mais do que nunca, temos a missão de fortalecer a Iniciação Científica em nosso país e sabemos que todos juntos - estudantes, egressos, pesquisadores e equipe do LIC-Provoc  - podemos fazer isso.

Com muito afeto e saudades,
Equipe LIC-Provoc

 

 

Nesse primeiro momento, iremos retomar histórias que nos levam às origens da Fiocruz com a indicação de dois vídeos que relatam momentos da vida pessoal e profissional de Oswaldo Cruz que, claro, nos trazem muitas informações sobre o nosso DNA Institucional.

O primeiro deles, Oswaldo Cruz, o médico do Brasil, foi dirigido pelo cineasta Silvio Tendler e destinado especialmente ao público jovem.
Assista aqui

Em seguida, indicamos Oswaldo Cruz na Amazônia
Assista aqui

Chegando aos dias atuais, muito do que foi vivenciado e enfrentado por Oswaldo Cruz retorna em grandes proporções ao nosso cotidiano. Sobretudo, devido à contaminação por doenças infectocontagiosas tais como: dengue, zika, chikungunya, tuberculose e, agora, a Covid-19. E tudo isso intrinsecamente correlacionado às questões sociais, econômicas, culturais e ambientais.

Sobre isso estamos indicando, inicialmente, o texto Desigualdade social e econômica em tempo de Covid-19 (Informe da revista RADIS, de 13/05/2020) e o vídeo Desmatamento e risco de novas epidemias como a Covid-19 – Uma das causas do surgimento e da proliferação de doenças infecciosas na Amazônia.

Finalizando essa primeira publicação do ProvocAção no site da EPSJV, convidamos vocês a conhecer a Biblioteca Virtual Oswaldo Cruz. A Biblioteca oferece um panorama da vida do cientista, com ênfase em sua trajetória profissional, baseada em uma variada documentação histórica, oriunda do arquivo pessoal, da coleção bibliográfica e de peças museológicas que se encontram sob a guarda Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

 

Esperamos que gostem!