Saiba mais sobre o coronavírus SARS-CoV-2 e a doença Covid-19

Nesta página, você vai encontrar uma série de informações sobre o novo coronavírus. Aqui, disponibilizaremos links confiáveis e atualizados sobre o número de casos e a organização da rede de atenção à saúde.

 

  • Acompanhe os números da Covid-19 

Painel de Casos e Óbitos do Brasil do Ministério da Saúde

Número de casos pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro

Número de casos pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro

 

  • Saiba onde ser atendido

De acordo com o Ministério da Saúde, diante do contexto epidemiológico atual, considerando também o aumento do risco de exposição em serviços de saúde, recomenda-se que a avaliação dos pacientes que procurem por atendimento nos diversos pontos de atenção, dê-se nas seguintes situações (observados sinais e sintomas):

Unidades de Atenção Primária: sintomas respiratórios de vias aéreas superiores, febre e sem critérios de gravidade. 

Serviços de Atendimento de Urgência (UPA 24h, emergências hospitalares e não hospitalares): pacientes com sinais de agravamento (síndrome respiratória aguda grave), referenciados pela atenção primária ou que chegam ao serviço por demanda espontânea. 

 

  • Saiba onde ser atendido no estado do Rio de Janeiro: 

A SES-RJ lançou o assistente virtual “Sesin Responde” para tirar dúvidas da população sobre o novo coronavírus, em tempo real. Na ferramenta interativa, Sesin, o mascote da SES, explica os sintomas da Covid-19 e, com o relato do usuário sobre o que está sentindo, indica se deve procurar atendimento médico ou permanecer em quarentena. O chat funciona com atendimento automatizado, está disponível por um código QR ou pelo link chat.saude.rj.gov.br, e a central telefônica 160 funciona gratuitamente 24 horas por dia. Vale lembrar que se houver indicação de consulta com um profissional de saúde, a plataforma encaminha automaticamente o usuário para a Central 160, a central telefônica da SES exclusiva sobre o coronavírus. Para entrar no chat, acesse aqui.

 

  • Saiba onde ser atendido na cidade do Rio de Janeiro

Atenção Primária: Veja aqui onde se localizam as clínicas da família. Veja também onde se localizam os Centros Municipais de Saúde.

Em caso de urgência e emergência existem três tipos de unidades que podemos acessar: UPA (Unidade de Pronto Atendimento), CER (Coordenação de Emergência Regional) e hospitais para grande emergência. Veja onde se localizam estas unidades de urgência e emergência

 

Outras informações:

  • Observatório da Fiocuz reúne informações sobre impactos sociais, econômicos, culturais e políticos da pandemia

A página conta com artigos, vídeos e podcasts sobre o tema. Acesse em https://portal.fiocruz.br/impactos-sociais-economicos-culturais-e-politi...

 

  • Fiocruz lança sistema para monitoramento de casos suspeitos e confirmados de Covid-19 na instituição

Trabalhadores e estudantes que apresentarem sintomas de doenças respiratórias deverão se cadastrar no sistema pelo endereço: https://nustcovid19.fiocruz.br/ para informar dados pessoais e funcionais, além de seu estado de saúde. Além da ferramenta eletrônica, o Nust também pode continuar sendo notificado sobre afastamentos, suspeitas e confirmações de casos pelos telefones (21) 2598-4295 e (21) 3885-1662 (horário comercial), ou pelo e-mail secretaria.nust@fiocruz.br, todavia, ao utilizar o sistema, a comunidade Fiocruz possibilitará análises mais precisas que poderão, inclusive, gerar novas medidas de proteção individual e coletiva no âmbito da instituição.

 

  • Nust/CST faz testagem de Covid-19 entre trabalhadores e bolsistas da Fiocruz: Serão agendadas pessoas que estejam atuando presencialmente e iniciarem evolução de sintomas

O Núcleo de Saúde do Trabalhador da Coordenação de Saúde do Trabalhador (Nust/CST/Cogepe) iniciou o agendamento de testagens para detecção do novo coronavírus em trabalhadores essenciais, bolsistas e estudantes da Fiocruz que estejam atuando presencialmente no campus Manguinhos e, eventualmente, comecem a apresentar sintomas compatíveis com os da Covid-19. Sendo os principais deles: febre, tosse, cansaço, obstrução nasal e dor de garganta. A partir do dia 24 de abril, a capacidade de atendimento será ampliada de 8 para 20 procedimentos por dia e o horário de agendamentos de 9 às 15 horas, de segunda a sexta-feira. Os telefones para agendamento são 3885-1781, ou 3885-1308 ou 3885-1097.

 

  • CST/Cogepe/Fiocruz estrutura apoio psicológico para trabalhadores e seus familiares durante a pandemia

A Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Cogepe) estruturou uma rede de apoio e assistência psicológica online para dar suporte a trabalhadores de todas as áreas, residentes, bolsistas, e estagiários da Fiocruz, bem como a seus familiares, em relação aos desafios impostos pelo isolamento social, mudanças nos modos de trabalhar e outras incertezas decorrentes da pandemia da Covid-19. O serviço tem como porta de entrada o acolhimento pela equipe de Psicologia da própria CST, pelos telefones: (21) 3836-2221 ou 2598-4295 e pelo e-mail: psicologia@fiocruz.br, e também pode ser acessado por trabalhadores de unidades regionais.

 

  • Projeto "Saúde na Escuta"

Considerando a importância da saúde mental dos trabalhadores que estão na linha de frente de combate à Covid-19,  a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, criou um projeto de acolhimento que vai conectar os profissionais de saúde com profissionais da rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município,  que atuam nos serviços das Áreas Programáticas de Saúde da cidade. São diversos profissionais das equipes multidisciplinares dessas unidades de saúde, voltados para a escuta dos profissionais que precisarem de acolhimento e orientação.

O serviço funcionará por telefone ou por videoconferência, todos os dias da semana, 12 horas por dia, com duração de três meses. Os profissionais estarão organizados em  turnos, seguindo todos os protocolos e notas técnicas sobre o tema. O profissional interessado deverá acessar o link abaixo para cadastro e solicitar o atendimento.  Um profissional de saúde do plantão de acolhimento entrará em contato para te ouvir e    combinar qual melhor plataforma a ser utilizada.

Se você precisa de Escuta, estamos aqui para te acolher! Acesse em https://sites.google.com/view/consultavirtual/in%C3%ADcio

 

  • O Portal Fiocruz disponibilizou uma página com perguntas e respostas sobre o Covid-19:

Acesse em https://portal.fiocruz.br/coronavirus-perguntas-e-respostas

 

  • Observatório da Fiocruz disponibiliza biblioteca sobre Biossegurança na pandemia de Covid-19

Atento aos estudos que estão sendo desenvolvidos e ciente da importância de se fornecer informação qualificada e confiável tanto para os gestores, quanto para os profissionais de saúde e para o público, o Observatório de Política e Gestão Hospitalar da Fiocruz (OPGH) disponibiliza uma biblioteca exclusiva sobre Biossegurança e Biotecnologia na pandemia de Covid-19, compilada pelo professor-pesquisador da EPSJV/Fiocruz, Silvio Valle, que coordenada e é docente de cursos de Biossegurança na Fiocruz. Acesse em https://observatoriohospitalar.fiocruz.br/node/3607

 

  • Webgrafia em Biossegurança em Biotérios e Laboratórios 

Webgrafia Biossegurança em Biotérios e Laboratórios sobre o Vírus SARS-CoV-2, causador da COVID-19, foi organizada pelo professor-pesquisador da EPSJV/Fiocruz, Silvio Valle, em cooperação com a Rede Biotbras do Centro Multidisciplinar de Pesquisa Biológica (Cemib),  da Universidade de Campinas (Unicamp), em São Paulo. Sua atualização é feita semanalmenteAcesse aqui.

 

  • O Ministério da Saúde também reúne várias informações e serviços. Acesse:

Portal do Coronavírus do Ministério da Saúde

Veja aqui as portarias publicadas sobre o COVID-19 até 10/04/2020

Veja o portal de saúde sem fake news para combater a desinformação

Coronavírus-SUS para aparelhos da Apple (iPhone e iPad)

Aplicativo Coronavírus-SUS para aparelhos Android (telefones e tablets)

 

Não se esqueça! Além dos sites das secretarias de saúde, busque sempre informações atualizadas em sites de outras instituições confiáveis, como a Organização Mundial da Saúde, o Ministério da Saúde e a Fiocruz.