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Pesquisas Concluídas

Desafios para a saúde mental na atenção básica: construindo estratégias colaborativas, redes de cuidado e abordagens psicossociais na Estratégia de Saúde da Família

A pesquisa foi apoiada pelo Edital PMA/ VPPCB/Fiocruz, sendo um estudo de natureza participativa e colaborativa, de abrangência nacional, que desenvolveu dois produtos pedagógicos interconectados: o Portfólio de Práticas Inspiradoras em Atenção Psicossocial e o Roteiro de Apoio e Facilitação de Processos Formativos em Saúde Mental para a Atenção Básica. Produtos hospedados num site interativo e com gestão coletivizada publicizado na plataforma da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).

Avaliação da implantação da estratégia do e-SUS AB no Município Piraí/RJ

A informação em saúde enquanto área do saber e de práticas representa uma importante ferramenta para as atividades de gestão e de vigilância em saúde, sobretudo na AB. Contudo, o que se observa no cotidiano dos serviços de saúde é o uso insatisfatório das informações para tomada de decisão. Outro problema, refere-se a pluralidade de sistemas de informação que não se conectam, provocando a fragmentação das informações em saúde e o aumento do retrabalho na coleta dos dados.

Centro de Convivência Virtual: promoção da saúde e redes de afeto em tempos de pandemia

Aprovado no Edital Ideias e Produtos inovadores-Resposta rápida Covid-19 do Programa INOVA, o projeto criou uma ferramenta para a redução dos danos associados ao isolamento social durante a pandemia de Covid-19. Os Centros de Convivência e Cultura (CECOs) são dispositivos intersetoriais da Rede de Atenção Psicossocial do SUS, frutos do movimento antimanicomial, que oferecem à população em geral espaços de sociabilidade, produção e intervenção na cidade por meio da arte, cultura e economia solidária.

Lugar de Memória: história e vida dos trabalhadores técnicos da Fiocruz

O projeto pretende constituir um lugar de memória para os trabalhadores técnicos em saúde da Fundação Oswaldo Cruz, de forma a contribuir para a construção e preservação de uma memória coletiva, considerando as experiências históricas vividas por este grupo de trabalhadores, dando visibilidade a outras narrativas que fazem parte da trajetória da instituição.

Vigilância em Saúde (VS) e a territorialização: modelo de atenção reorientador de práticas e saberes na Atenção Primária à Saúde (APS)

Há desafios para a integração da VS na APS que dificultam o fortalecimento do SUS. O objetivo é analisar a racionalidade conceitual e técnica da VS e da territorialização de informações como modelo e metodologia integradores de saberes e práticas no âmbito da APS. Pesquisa-ação colaborativa com resultados/produtos referidos a: sistematização de construto teórico conceitual VS; elaboração de tecnologias sociais integradoras; consolidação de metodologia de territorialização; divulgação cientifica

Impacto do Mercúrio na Saúde dos Indígenas Munduruku: Uma Abordagem Integrada Pesquisa-Serviço-Educação

A pesquisa é a continuação do projeto “Impacto do mercúrio em áreas protegidas e povos da floresta na Amazônia: uma abordagem integrada saúde-ambiente”, coordenado pela Dra. Sandra Hacon e que foi desenvolvido em comunidades indígenas Yanomami e Munduruku com evidências científicas acerca da contaminação por mercúrio e suas consequências para a saúde humana. A meta deste projeto é desenvolver cursos de qualificação profissional e uma peça audiovisual no formato de animação, produzida em parceria com pesquisadores indígenas que compõem a equipe do projeto.

Saber Protege: Condições de vida e saúde população LGBT do campo

O presente projeto tem por objetivo realizar um diagnóstico sobre as condições de vida e as necessidades de saúde da população LGBT do campo, a fim de contribuir para a organização e difusão de ações sobre a promoção da saúde desta população, especialmente no que tange à prevenção às IST/HIV, direcionada preferencialmente à juventude residente no campo. Para tanto, será realizado um levantamento de informações por meio de formulário eletrônico e a realização de grupos focais com sujeitos que se predisporem a participar dessa segunda etapa da pesquisa.

Dimensões socioculturais de estudantes do Programa de Vocação Científica: contribuições a partir do método prosoprográfico de pesquisa histórica

A pesquisa busca reconhecer o campo da iniciação científica na educação básica no país, por dois movimentos de investigação. O primeiro se propõe a inventariar, organizar e explorar a produção acadêmica sobre iniciação científica no ensino médio, através da consulta continuada ao Banco de Teses da CAPES e dos repositórios Scielo e Redalyc. O segundo se propõe a reconhecer especificamente o PIBIC-EM/ CNPq, em sua dinâmica institucional nos anos de 2010 a 2020.

Monteiro Lopes e o meio negro na I República: redes, agências e estratégias para história ensinada antirracista

Este projeto de pesquisa tem por objetivo ampliar e aprofundar a investigação sobre a trajetória do advogado e político negro Monteiro Lopes (1867-1910), suas redes de sociabilidade, estratégias de mobilidade social e de projeção pública, bem como as agências raciais e políticas que construiu junto ao meio negro brasileiro. Conjugado a isso, também visa produzir reflexões e material de apoio didático e paradiático em que o protagonismo negro na história ensinada seja uma ferramenta pedagógica antirracista no âmbito da educação básica.