A formação dos trabalhadores técnicos em saúde em diversos países integrantes da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS) é o tema da Pesquisa Multicêntrica Internacional, coordenada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), que também é secretaria executiva da RETS.
A pesquisa, que é uma das ações previstas no Plano de Trabalho da RETS (2014-2017), tem como objetivo identificar e analisar a oferta quantitativa e qualitativa de formação de trabalhadores técnicos em saúde nos países membros da RETS, visando o aprimoramento da educação de técnicos em saúde e o fortalecimento dos respectivos sistemas públicos nacionais de saúde. A investigação pretende mapear o número de cursos, habilitações profissionais, instituições ofertantes, vagas, matrículas e concluintes da educação de técnicos em saúde nos países participantes, além de identificar as diretrizes teórico-metodológicas e as bases materiais da organização e desenvolvimento curricular da educação profissional nos países participantes. “Também pretendemos realizar uma caracterização geral das políticas de saúde, de educação e de trabalho dos países participantes, na perspectiva de permitir uma primeira aproximação comparativa entre eles, visando posteriormente estabelecer relações entre as políticas nacionais e as políticas ‘regionais’, destacando as possibilidades e os desafios nacionais e internacionais da Educação de Técnicos em Saúde”, diz Ingrid Freire, professora-pesquisadora da Coordenação de Cooperação Internacional da EPSJV, setor responsável pela coordenação executiva da pesquisa.
A pesquisa se enquadra no objetivo da RETS de produzir, sistematizar e divulgar conhecimentos que possam apoiar a elaboração de políticas, programas, planos e projetos de cooperação internacional, bem como fortalecer os sistemas nacionais de saúde. A pesquisa teve uma chamada pública divulgada em 2015 e 24 instituições formadoras de diversos países - Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru e Uruguai - se inscreveram para participar do projeto.
Para a pesquisa quantitativa, serão consultadas as bases de dados existentes nos países sobre os cursos oferecidos e serão enviados questionários para as instituições formadoras para completar as informações não disponíveis nas bases de dados. Para a pesquisa qualitativa, serão realizadas entrevistas com dirigentes e professores das instituições formadoras e uma análise documental com o objetivo de investigar os currículos dos cursos de educação profissional em saúde, com suas respectivas regulamentações e desenvolvimento. “Com isso, nosso objetivo é identificar as diretrizes teórico-metodológicas que embasam a formação de trabalhadores técnicos em saúde nos países, a fim de captar o significado dessa modalidade de educação, suas relações com as políticas de saúde, da educação e com as relações de trabalho”, explica Ingrid.
A Pesquisa Multicêntrica Internacional deve ser concluída em 2018. Ao final do trabalho, será produzido um Relatório Técnico com um panorama sobre a educação de técnicos em saúde de cada país participante e será realizado o II Seminário Internacional da Educação de Técnicos em Saúde na Região das Américas.
A Pesquisa Multicêntrica é baseada no Projeto Mercosul, coordenado pela EPSJV entre 2008 a 2010, e que reuniu instituições formadoras da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
Oficina
Nos dias 28 a 30 de junho, representantes de instituições participantes da pesquisa, do Brasil e do Mercosul, participaram na EPSJV de uma oficina de trabalho para aprofundar a discussão sobre o referencial teórico e as categorias de análise da pesquisa, bem como para debater as estratégias de coordenação local e regional da pesquisa.
No encontro, ficou definido que será divulgada uma nova chamada para instituições que desejem participar da pesquisa e também que será publicada uma edição especial da Revista RETS sobre o projeto. No encerramento da oficina, foi apresentada aos participantes a plataforma colaborativa da pesquisa, criada a partir da plataforma moodle, que será usada para a troca de informações entre os pesquisadores dos diversos países durante o projeto e também servirá como repositório de informações relevantes para a pesquisa como documentos, artigos, apresentações, relatórios e livros sobre o tema.
Além desta oficina, foi realizada, em julho de 2015, outra oficina da Pesquisa Multicêntrica Internacional que reuniu representantes de oito países participantes da pesquisa – Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Colômbia, Bolívia, Peru e Brasil - para pactuação do projeto e compromissos entre os representantes das instituições.
Comentários
Ainda posso me inserir na
Olá Mércia, tudo bem?