CTMA

Entre 2012 e 2013 realizamos o Curso Técnico em Meio Ambiente com ênfase em Saúde Ambiental das Populações do Campo (CTMA). Apresentamos aqui a sistematização da experiência deste projeto para que contribuir com a conquista da educação e saúde do campo, assim como acreditamos que aponta também pistas para implementação da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas. O Curso teve como objetivo principal formar trabalhadores rurais para a identificação e o enfrentamento dos principais determinantes sociais da saúde das populações do campo, fortalecendo a luta dos movimentos sociais camponeses na construção de ambientes saudáveis e sustentáveis, com ênfase nos problemas de saúde de seus territórios.

  • Neste processo do Curso compreendi que o fator saúde/meio ambiente congrega uma vinculação mais além, ou seja, amplitude. Meio ambiente como saúde do homem e da natureza, o espaço onde se convive consorciadamente, mantendo o equilíbrio socioambiental. Hamilton Teles — Assentamento Alvaçá Goiabeira, Santana do Acaraú, CE.
  • Esta formação me proporcionou conhecer novos conceitos e aprofundar os conhecidos. Conceitos iniciais que eram separados e conhecidos por especialistas. Saúde era atendimento básico médico e postos de saúde de atendimento. Nunca havia olhado como se eu e a comunidade fôssemos agentes promotores de saúde. Edilson Antonio Fagundes da Costa — Assentamento Celso Furtado, Quedas do Iguaçu, PR.
  • O conhecimento em relação saúde ambiental numa complexidade maior foi um grande salto nas aprendizagens. O funcionamento do SUS, os direitos, as leis (Código Florestal), o modo de produção, as relações homem-natureza, enfim, uma série de elementos durante todo o Curso e que todos estão relacionados saúde, porém vai além do remédio. Sirlene Alves Morais — Assentamento Guanabara, Imbaú, PR.
  • Nestes últimos tempos tenho refletido muito sobre o que o CTMA propiciou a todos os que participaram, em especial a mim: uma mudança de visão no entendimento da agroecologia. pois o curso tratou de trazer todos os elementos necessários para construção da totalidade — esta interação entre seres humanos e natureza. Elaine Jussara Marchioro (Preta) — CPP da Turma Josué de Castro
  • O que me motiva é a demanda observada em minha comunidade e a bagagem de conhecimento que adquiri neste curso, que me possibilita contribuir muito em várias áreas de assentamento onde resido. Rose Riepe — Assentamento 08 de Abril, Jardim Alegre, PR.
  • Acredito que o Técnico deve ver o trabalhador rural como uma extensão de sua equipe técnica, como um parceiro de trabalho. O olaborador/facilitador/articulador/mobilizador é o que o que o Técnico vai se tornando — e isso o torna essencial para as comunidades. Laureana Feitosa (Laura) — Curral Velho, Acaraú, CE.
  • A gente está focando o contexto das práticas pra promover saúde ambiental. Então, não são as receitas pelas receitas... mas como essa parte, de olhar para o todo, contribui para o agroecossistema saudável’. Manuela Franco Pereira (Manu) — educadora de Agroecologia e Soberania Alimentar da turma Josué de Castro, professora da UFFS
  • "Ser Técnico em Meio Ambiente é ser um conhecedor técnico, mas também conhecedor popular. É ter capacidade de ouvir e entender as relações nas quais estão inseridos; é ser capaz de analisar as potencialidades, ameaças e desafios; é adentrar na história das pessoas, conhecendo o passado, lutas e conquistas". Terezinha Fátima Dias Oliveira Silveira (Tere) — Assentamento Conquista do Horizonte, Passos Maia, SC.
  • "Os jovens que vivem no campo querem estudar, muitos deles gostam de estudar e outros precisam ter oportunidades de descobrir sua importância, são dedicados e responsáveis, e podem ser protagonistas da construção desses territórios. Como construiremos Saúde do Campo se não fortalecermos quem vive nesses territórios?. André Burigo (Deco) —Sanitarista da EPSJV/Fiocruz
  • “Ser Técnico em Meio Ambiente é poder ajudar a mobilizar a comunidade para o debate da construção Saúde do Campo, realizar práticas e construir tecnologias sociais junto comunidade e, também, penso que devemos trazer o SUS aos territórios camponeses e fortalecer a Saúde Pública do Brasil.” José Rafael de Oliveira - Assentamento Conquista Camponesa - Laranjal / PR.

Publicações do CTMA

Lições do CTMA

Trabalhos de conclusão

Legislação

Legislação

Ficha Técnica

MINISTÉRIO DA SAÑDE
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Departamento de Gestão da Educação na Saúde
Coordenação Geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
Presidente

Paulo Ernani Gadelha Vieira (2009-2016)

ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÑDE JOAQUIM VENÂNCIO
Diretor

Paulo César de Castro Ribeiro (maio 2013-maio 2017)

Vice-diretor de Gestão e Desenvolvimento Institucional
José Orbílio de Souza Abreu (maio 2013-maio 2017)

Vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico
Marcela Pronko (maio 2013-maio 2017)

Vice-diretora de Ensino e Informação
Páulea Zaquini Monteiro Lima (maio 2013-maio 2017)

Conselho de Política Editorial
André Vianna Dantas (coordenador)
Bianca Côrtes
Carla Martins
Cátia Corrêa Guimarães
Grasiele Nespoli
José Roberto Franco Reis
José dos Santos Souza
Luís Maurício Baldacci
Márcia Teixeira
Ramon Peña Castro
Vânia Cardoso da Motta

Coordenação do Projeto
Laboratório de Educação Profissional
em Vigilância em Saúde – EPSJV/Fiocruz

Cooperação:
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Núcleo Tramas (Trabalho, Meio Ambiente e Saúde) - Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Laranjeiras do Sul
Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia

Coordenação do Projeto
Alexandre Pessoa Dias
André Campos Búrigo
Eduardo Alvares da Silva Barcelos

Analistas de Gestão do Projeto
Adriana da Silva Ricão
Aline Andréa Pereira
Denise Ribeiro da Costa
Patrícia Maria Ferreira da Silva

Coordenação Político Pedagógica da turma Josué de Castro (PR)
Adaizi Citron da Silva
Alexandre Pessoa Dias
André Campos Búrigo
Eduardo Alvares da Silva Barcelos
Elaine Jussara Marchioro
Etel Matielo
Jaqueline da Luz Ferreira
Marcos Antônio Pereira

Coordenação Político Pedagógica da turma Raízes da Terra (CE)
Alexandre Pessoa Dias
André Campos Búrigo
Clarice Rodrigues
Eduardo Alvares da Silva Barcelos
Gislei Siqueira
Jaqueline da Luz Ferreira
Lara de Queiroz Viana Braga
Marcelo José Monteiro Ferreira
Rosangela Pereira
Rosivaldo dos Santos

Adaizi Citron da Silva
Alan Tygel
Alexandre Pessoa Dias
Alfredo Benato
Ana Claudia Teixeira
Anelise Graciele Rambo
André Campos Búrigo
André Luis da Silva Monteiro
Andrezza Grazzielli
Antônia Ivoneide Melo Silva
Antônio Escobar de Almeida
Arilene Chaves
Armelindo Rosa da Maia
Bernadete Bezerra
Bernardo Vaz
Carla Maria Loop
Carlile Lavor
Carlos José Raupp Ramos
Cleusa Maria dos Santos
Christine Farias Coelho
Debora Villetti Zuck
Dennison de Oliveira
Diego Gadelha de Almeida
Eduardo Alvares da Silva Barcelos
Elaine Jussara Marchioro
Elemar Cezimbra
Elsa Marilia Andujar de Oliveira
Elizabeth Guinart Araújo
Etel Matielo
Fátima Castro
Francis Mary Guimarães Nogueira
Frederico Costa
Geraldo Deffune G. de Oliveira
Geraldo Gasparim
Gigi Castro
Gilvan Santos
Gislei Siqueira
Gladys Miyashiro Miyashiro
Helionora da Silva Alves
Henrique Frota
Henrique Marinho
Idalice Barbosa
Jaqueline da Luz Ferreira
José Pereira de Sousa Sobrinho
Josimeire Aparecida Leandrini
Julian Perez Cassarino
Juliana Teixeira
Laldiane de Souza Pinheiro
Lara de Queiroz Viana Braga
Leonardo Pereira Xavier
Leonardo Schramm Feitosa
Ligia Klein
Lisaldo Maia
Lúcia Izabel de Araújo
Luciana Strobel
Luis Alejandro Lasso Gutierrez
Maisa Servolo Baggio
Manuela F. C. da Silva Pereira
Marcelo José Monteiro Ferreira
Marcelo José de Souza e Silva
Marco Aurélio Da Ros
Marcos Antônio Pereira
Marcos Gehrke
Maria Idalice Silva Barbosa
Mario Martins
Maritânea Andretta Risso
Mayrá Lobato
Miguel Xavier de Carvalho
Natália Martins
Neusa Buffon
Nilciney Toná
Olga Estefania Duarte
Paulo Victor Bezerra de Lima
Paulo César Ueti Barasioli
Paulo de Oliveira Perna
Priscila Delgado de Carvalho
Raquel Maria Rigotto
Rhayane Lourenço
Rino Bonvini
Rodrigo Azevedo
Rodrigo das Neves dos Santos
Rosana Kirsch
Rosangela Pereira
Rosivaldo dos Santos
Rudison Luiz Ladislau
Sadi Gomes de Amorim
Sergiano de Lima Araújo
Sidnei Apolinário
Tauí Castro
Teolide Parizotto Turcatel
Thiago da Cruz Alves
Ursino da Silva Neto
Valdemar Arl
Vanessa Calixto
Vanessa Issuzu Miyakawa
Vera Dantas

Adenílson Escongisk (SC)
Adonias Ribeiro da Silva (PE)
Aleandro Rebouças (CE)
Alexandro Pelisson (PR)
Ana Maria da Hora (AL)
Andres Konzen (PR)
ngela de Fátima Klein (SC)
Antônio Fernando Silva Sousa (CE)
Antônio Francisco Almeida da Silva (CE)
Antônio Iraneudo Monteiro da Silva (CE)
Carlos Augusto Eufrauzim Bezerra (CE)
Carolini de Morais (PR)
Cristiane Faustino (PR)
Damião de Lima (CE)
Denaide Clenes de Souza (PE)
Ediane Aparecida Busto (PR)
Edilson Antônio Fagundes da Costa (PR)
Ednaldo Morais (CE)
Edpo Fernandes de Oliveira (CE)
Francisca Erlânia Silva Lacerda (CE)
Francisco de Sousa (PI)
Francisco Denilson Alves Santos (CE)
Francisco Kessio Cirilo da Silva (CE)
Francisnalva Alves Rodrigues (PR)
Gabriel Willian de Almeida Pinheiro (PR)
Gerllane Maria Gomes Alves (CE)
Iones Noimann (PR)
Jardeson Lima Mendonça (CE)
Jennifer Zamerim dos Santos (BA)
João Paulo Pereira Alves (CE)
José Hamilton Teles (CE)
Jose Rafael de Oliveira (PR)
Josefa da Silva Filha (AL)
Keila Dalepiane (PR)
Kelvis Marcos do Nascimento (PR)
Laureana Santos Feitosa (CE)
Lidia Maria Mendes Rodrigues (CE)
Maria Aurinete dos Santos (CE)
Maria dos Anjos Nunes da Silva (TO)
Maria Elisiana Lima da Silva (CE)
Maria Jociclea Pinto Braga (CE)
Maria Líria Ribeiro da Rocha (PR)
Maria Ranieli Alves de Sousa (CE)
Mariana dos Santos Paiva (CE)
Pedro Higo Felipe Feijão (CE)
Rivaldo Ferreira Martins (CE)
Rogério Francisco Trento Calmon (SC)
Rose Riepe (PR)
Samuel Bernardo de Lima (CE)
Samuel Gonçalves de Souza (PR)
Simone Nascimento Araújo Lima (CE)
Sirlene Alves Morais (PR)
Terezinha Fátima Dias de Oliveira Silveira (SC)
Thiago Gonçalves Souza (PR)
Vinicius Balbinotti (PR)