Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

35 anos da Escola Politécnica

Para comemorar o aniversário da Escola, diversos eventos serão realizados ao longo do ano de 2020
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 13/03/2020 09h34 - Atualizado em 01/07/2022 09h43

Era 19 de agosto de 1985 quando a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) foi criada. Nesses 35 anos, o chamado Poli, tornou-se referência na educação profissional em saúde, pautada pelo conceito da Politecnia. Para comemorar e relembrar essa trajetória, o ano de 2020 será recheado de eventos e atividades que irão compor a programação da instituição.

Para iniciar as comemorações, a Escola realizou uma aula inaugural no dia 5 de março, que teve como tema central os ‘30 anos das leis que estruturam o SUS: Significados e balanço da 8.080 e da 8.142’. O evento contou com a participação de Lenir Santos, presidente do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (Idisa), e de Francisco Batista Júnior, ex-presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS). No dia 9 de março, à noite, foi a vez de dar início às aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o tema “Memória das lutas e conquistas das mulheres”. Também como parte da programação, foram oferecidas quatro oficinas – Poesia e representatividade feminina; Mulheres e o Cinema; Yoga; e  Masculinidade.

A Revista Poli – Saúde, Educação e Trabalho, editada pela EPSJV/Fiocruz, também está incluída nas comemorações. Com as reportagens ‘Onde o trabalho e a educação se encontram’ e ‘Como tudo começou’ (Ed. nº 68, jan/fev 2020) e ‘Educação para a indústria’ (Ed. nº 69, mar/abr 2020), iniciou uma série que apresentará a história da Educação Profissional no Brasil.

A programação continua em agosto, mês de aniversário da Escola, com um Seminário. . O evento contará com uma Conferência de abertura e com duas mesas de debate com os temas ‘Limites da democracia atual’ e ‘Mundialização financeira e organismos internacionais’. No mesmo evento, serão homenageadas algumas figuras importantes na construção da Escola Politécnica, como o patrono Joaquim Venâncio e um dos fundadores, Luiz Fernando Ferreira.

Além disso, todos os eventos que acontecerem na Escola, incluindo os que já são realizados anualmente, serão incluídos na programação do aniversário de 35 anos do Poli. É o caso do Som e Cena – festival de música e teatro, Sankofa, o Arte e Saúde, a Mostra Audiovisual e a Feira de Ciências, entre outros.
Também como parte das comemorações de aniversário, foi criado um selo comemorativo, que já está disponível em todas as nossas redes sociais: facebook, twitter, instagram e youtube; e será usado ao longo de 2020 em todos os materiais gráficos produzidos pela Escola Politécnica.