Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Encontro Nacional de Centros de Convivência

Evento virtual reuniu representantes de diversos Centros de Convivência, onde são oferecidas atividades de arte, cultura e trabalho visando a sustentação das diferenças na comunidade e a ocupação de espaços públicos
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 08/04/2021 12h37 - Atualizado em 01/07/2022 09h42

No dia em que a Lei da Reforma Psiquiátrica completou 20 anos, 6 de abril de 2021, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) marcou presença no Encontro Nacional de Centros de Convivência: a delicada arte dos encontros. Coordenado pela professora-pesquisadora Ariadna Patrícia Alvarez, o evento contou com a parceira do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) - Campus Realengo e da Frente ampliada em defesa da Saúde Mental (Fasm). Transmitido ao vivo pelo Canal do Centro de Convivência Virtual*, no Youtube, o evento terá continuidade nos dias 12 e 17 de abril.

“No momento em que atravessamos uma tragédia sem precedentes em nosso país, ao mesmo tempo em que choramos e nos entristecemos com a morte de milhares de brasileiros por Covid-19, preservamos também a força coletiva para perseverar na defesa de um cuidado em liberdade. E também comemorarmos juntos, nesse encontro, toda uma trajetória de batalhas e êxitos no campo da Saúde Mental e no SUS ao longo desses anos”, destacou Ariadna na cerimônia de abertura do evento.

A professora-pesquisadora falou um pouco sobre a Lei da Reforma Psiquiátrica, também chamada de Lei Paulo Delgado, que tramitou durante 11 anos antes de ser aprovada, em 2001. “Ela protege contra a discriminação de raça, cor, sexo, orientação sexual, religião, idade, nacionalidade, opção política, família e recursos econômicos, e prevê o direito da pessoa em ser cuidada, preferencialmente, em serviços comunitários de Saúde Mental”, explicou.

Segundo ela, o Encontro Nacional foi pensado em função de uma necessidade de troca de experiências percebida desde o primeiro encontro estadual de Centros de Convivência do Rio de Janeiro, que aconteceu em 2018. “Na ocasião, percebemos que seria muito importante escutar as experiências de outros lugares do território nacional”, explicou. 

Ariadna ressaltou que, antes do evento, aconteceram outros três pré-encontros, realizados nos dias 15, 22 e 29 de março de 2021, com ampla participação de usuários, trabalhadores, gestores dos Centros e de outros serviços da rede de atenção psicossocial. Ela explicou ainda o que são esses Centros de Convivência: “São dispositivos intersetoriais ligados a rede de atenção psicossocial do SUS, em que são oferecidas atividades de arte, cultura e trabalho visando a sustentação das diferenças na comunidade e a ocupação de espaços públicos. Os Centros de Convivência por meio da ‘delicada arte dos encontros’ já enfrentavam o problema do isolamento social em função do estigma, do preconceito contra as pessoas que receberam algum diagnóstico psiquiátrico e outros grupos, antes da pandemia. Hoje este problema do isolamento social atinge toda população, e os Centros de Convivência são fundamentais para a promoção da saúde coletiva. O fortalecimento das redes de afeto precisa estar no centro das nossas vidas nesse momento, ainda que com o distanciamento físico”. 

Programação

O primeiro dia do evento foi reservado para celebrar os 20 anos da Lei da Reforma Psiquiátrica e também para a troca de experiências entre os Centro de Convivência do Brasil. “Comemorar o aniversário da Lei com o Encontro Nacional de Centros de Convivência é reafirmar a importância do cuidado dentro de uma perspectiva comunitária, que se opõe à lógica hospitalocêntrica, que tem sido defendida pelo atual governo, com a proposta do retorno dos hospitais psiquiátricos”, destacou Ariadna.

Já no segundo Encontro, que será realizado no dia 12 de abril, os participantes serão divididos em quatro grupos de trabalho temáticos - arte e cultura e práticas integrativas complementares, redes de cuidado e intersetorialidade, movimentos sociais e economia solidária. “Esses grupos irão se debruçar sobre questões que estão na ordem do dia dos Centros de Convivência, e formular propostas que serão apresentadas na plenária final e servirão como base para a elaboração da Carta dos Centros de Convivência”, explicou Ariadna, que acrescentou ainda que, no terceiro dia (17 de abril) essa carta será entregue à parlamentares, entre eles, a deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP), ex-prefeita da cidade de São Paulo, onde os primeiros Centros de Convivência do Brasil foram criados na década de 1990.

E no restante do Brasil...

Segundo Ariadna, no Rio de Janeiro, desde 2018, existe um movimento bastante ativo pela implantação dos Centros de Convivência. “É importante dizer que os Centros de Convivência não têm uma regulamentação nacional e nós estamos lutando por isso também. No estado do Rio de Janeiro, nós conseguimos construir um Projeto de Lei que cria a Política Estadual dos Centros de Convivência”, disse ela, contando que durante o Encontro será enviado aos participantes um formulário para fazer um mapeamento das experiências dos Centros de Convivência, porque muitos deles – a grande maioria, de acordo com ela – não estão no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.

"Temos conhecimento uns dos outros através das redes afetivas, mas muitos deles estão fora do sistema, apesar de funcionarem em parceria e com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde e Cultura. Esse ponto é bastante importante também pelo fato de o Encontro ter um caráter tanto de aproximação, de troca e diálogo entre essas experiências, quanto também de proposição, de avançar nas políticas públicas”, concluiu Ariadna.

 

*O projeto Centro de Convivência Virtual foi contemplado e é fomentado pelo Fundo Emergencial de Combate a COVID-19 / Inova Fiocruz /VPPIS e é integrado pelos seguintes CECOs/coletivos:

Núcleo Convivências – IFRJ – Campus Realengo
Coletivo Convivências – UFRJ
Centro de Convivência Projad – UFRJ
Centro de Convivência e Cultura de Niterói
Centro de Convivência e Cultura de Carmo

Espaço de Convivência e Cultura de Macaé
Centro de Convivência e Cultura Trilhos do Engenho
Centro de Convivência e Cultura da Zona Oeste
Centro de Convivência do Museu Bispo do Rosário

Leia mais

Site lançado por professora-pesquisadora da EPSJV visa fortalecer vínculos, criar novas redes afetivas e reduzir os danos emocionais associados ao isolamento social no período da pandemia