Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

EPSJV abre inscrições para Curso de Formadores de Cuidadores de Pessoa Idosa

Inscrições vão até 1º de dezembro. Curso será oferecido a trabalhadores da saúde, lideranças comunitárias e demais interessados de Maceió (AL) e Palmas (TO)
Julia Neves - EPSJV/Fiocruz | 16/11/2021 11h33 - Atualizado em 01/07/2022 09h40

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) abre hoje (16/11) as inscrições para o Curso de Atualização Profissional para Formadores de Cuidadores de Pessoa Idosa. A iniciativa, inédita no Brasil, é destinada a pessoas residentes em Maceió (AL) e Palmas (TO), com atuação junto à população idosa, tendo o ensino fundamental como exigência mínima. Realizado com o apoio das secretarias municipais de saúde de Maceió (AL), de Palmas (TO) e do Estado do Tocantins, o curso é um dos desdobramentos do projeto “O cuidado de idosos no pós-pandemia: a qualificação como estratégia para reduzir desigualdades”, vinculado ao edital Territórios Saudáveis e Sustentáveis, do Programa Inova, da Fiocruz. As inscrições vão até 1º de dezembro.

Com objetivo de qualificar trabalhadores dos serviços de saúde, lideranças comunitárias e outros profissionais para que possam atuar como multiplicadores, desenvolvendo ações voltadas para as pessoas que cuidam de idosos, as turmas de Maceió (AL) e de Palmas (TO) terão aulas, remotamente, de fevereiro a maio de 2022. Além disso, em algumas aulas, as turmas serão convidadas a assistir em um auditório, com o acompanhamento de tutores no local e a realização de tarefas em grupo. 

A seleção dos candidatos será feita localmente, por meio de processo seletivo simplificado através de chamada pública, por meio de análise de informações prestadas através de formulário online para inscrição, que coletará informações sobre o percurso profissional, quando aplicável, dos candidatos, motivação para fazer o curso e potencial para multiplicação dos conhecimentos adquiridos. É recomendável que os trabalhadores vinculados a serviços apresentem uma carta de liberação de suas chefias.

Cuidando de quem cuida

Dados da pesquisa “Cuida-Covid: Pesquisa nacional sobre as condições de trabalho e saúde das pessoas cuidadoras de idosos na pandemia” apontam que as pessoas idosas e, também, as cuidadoras de pessoas idosas, estão entre os grupos mais atingidos pela pandemia de Covid-19. “Antes da pandemia, a falta de suporte para o cuidado das pessoas idosas, principalmente nos âmbitos domiciliar e comunitário, já era uma questão. Após a pandemia, essa necessidade é urgentíssima”, ressalta o professor-pesquisador da EPSJV, Daniel Groisman, que coordena o curso com o também professor-pesquisador Ronaldo Travassos. 

Para Daniel, o país vive uma situação em que o número de pessoas que necessita de cuidados aumenta, ao mesmo tempo em que a disponibilidade das famílias para fazê-lo se reduz. Justamente por isso é necessário, de acordo com ele, pensar em estratégias para apoiar o cuidado das pessoas idosas. “Pensar em formas de apoiar o cuidado de idosos no pós-pandemia é uma necessidade inadiável para fomentar uma cultura que reconheça o cuidado como um direito”, afirma o pesquisador.

Para participar da seleção em Maceió, inscreva-se aqui

Para participar da seleção em Palmas, inscreva-se aqui.