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EPSJV lança novas publicações no Abrascão 2018

Livros abordam a experiência do curso Trabalho, Educação e Movimentos Sociais e a formação de técnicos em Vigilância em Saúde
Portal EPSJV - EPSJV/Fiocruz | 24/07/2018 10h16 - Atualizado em 01/07/2022 09h45

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) lança novas publicações durante o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão 2018), que acontece de 26 a 29 de julho, no campus da Fiocruz. As publicações ‘Hegemonia Burguesa na Educação Pública: problematizações no curso TEMS (EPSJV/Pronera)’, ‘Técnico de Vigilância em Saúde: Contexto e Identidade’ e ‘Técnico de Vigilância em Saúde: Fundamentos’ serão lançadas no sábado, 28 de julho, às 15h30, no Espaço Saúde e Letras.

Coerente com a política de acesso aberto seguida pela Escola Politécnica, os livros estão disponíveis para download no Portal EPSJV/Fiocruz. A publicação que traz pesquisas realizadas no curso sobre Trabalho, Educação e Movimentos Sociais pode também ser adquirida na Livraria Virtual. Já o material didático sobre vigilância não é comercializado.

Formação com os movimentos sociais

A experiência do curso de especialização Trabalho, Educação e Movimentos Sociais (TEMS) é o tema do livro ‘Hegemonia Burguesa na Educação Pública: problematizações no curso TEMS (EPSJV/Pronera)’. O curso, realizado numa parceria entre a EPSJV/Fiocruz e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), aconteceu em duas edições: entre 2011 e 2013, com o apoio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), e entre 2013 e 2015, como parte do Programa de Residência Agrária do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Organizado por Anakeila Stauffer, hoje diretora da EPSJV; Virgínia Fontes, professora-pesquisadora da Escola Politécnica; Caroline Bahniuk, professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e Maria Cristina Vargas, representante nacional do Setor de Educação do MST, o livro apresenta o conteúdo e as discussões do curso através da sistematização de alguns dos seus trabalhos finais. “A opção pelos temas apresentados no livro resultou de uma longa maturação e de uma avaliação coletiva do conjunto do curso. A relação entre Estado e aparelhos privados de hegemonia, crescentemente empresariais e de diversos tipos, voltados para a educação foi um dos momentos fortes do curso, em suas duas edições”, destaca Virgínia.

As pesquisas realizadas pelos estudantes durante o curso em torno da linha de pesquisa ‘Estado, políticas públicas de Educação e luta de classes’ foram convertidas em cinco artigos que contribuem para a compreensão da construção da hegemonia burguesa na escola pública, a partir da especificidade de cada objeto escolhido. Três artigos tratam do processo de produção de consenso por empresas e entidades ligadas ao agronegócio, incluindo sua aproximação com as escolas públicas. Outro texto analisa a participação da Fundação Vale, ligada à grande empresa mineradora, na educação do Maranhão. Por fim, outro artigo aborda a medicalização da infância como parte da construção de hegemonia do capital na educação. O livro traz ainda dois artigos e uma sistematização de ‘notas’ de pesquisadores que participaram do curso abordando a relação entre ‘Marxismo, Estado e Politecnia’, ‘Estado e dominação burguesa’ e a atualidade do conceito de escola unitária.

Vigilância em Saúde

Os livros ‘Técnico de Vigilância em Saúde: Contexto e Identidade’ e ‘Técnico de Vigilância em Saúde: Fundamentos’ foram publicados no final de 2017, em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/Ministério da Saúde). As publicações – produzidas como parte do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps), buscam fornecer estratégias e recursos para que as instituições formadoras, principalmente as Escolas Técnicas do SUS, qualifiquem o trabalhador do SUS nessa área. Os dois volumes refletem a experiência pioneira da EPSJV nesta formação, principalmente através do Programa de Formação de Agentes Locais de Vigilância em Saúde (Proformar), que, desde o início da década passada, se constituiu como importante estratégia para qualificação profissional de trabalhadores de nível médio na Vigilância.

Organizados por Grácia Gondim, Gladys Miyashiro, professoras-pesquisadoras da EPSJV, e Maria Auxiliadora Córdova Christófaro, professora aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), os dois volumes do material didático tratam de temas e conteúdos pertinentes ao campo da saúde coletiva, que consolidam a formação de profissionais técnicos de nível médio em vigilância em saúde. “Por ser material didático, não esgota o tema, nem perfaz todo o seu espectro, mas possibilita construir conhecimentos sólidos pertinentes, dando abertura para outras referências bibliográficas, em recortes específicos, ampliando as possibilidades do educando continuar aprendendo”, destaca Grácia.

O primeiro volume, ‘Contexto e Identidade’, trata de temas como ‘Território e territorialização’; ‘Ambiente e Saúde’; ‘Trabalho’; ‘Sistema Único de Saúde’, além de ‘Vigilância Epidemiológica’; ‘Vigilância Sanitária’; ‘Vigilância em Saúde Ambiental’ e ‘Vigilância em Saúde do Trabalhador’. O segundo volume, por sua vez, apresenta as questões de ‘Epidemiologia’; ‘Sistemas de Informação do Sistema Único de Saúde’; ‘Sistemas de Informação Geográfica’; ‘Saneamento’; ‘Planejamento’; ‘Educação e Tecnologia Social’ e ‘Comunicação em Saúde’.