Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Estado, sociedade e formação profissional no SUS

Discussões sobre globalização, relação entre público e privado, democracia, trabalho e educação marcam Seminário de comemoração dos 20 anos de Sistema Único. 


Mesa de Abertura Seminário 20 anos SUSEntre os dias 9 e 11 de setembro, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) realizou o seminário de trabalho ‘Estado, sociedade e formação profissional em saúde – 20 anos do Sistema Único de Saúde: contradições e desafios’. Durante o evento, dez palestrantes, organizados em cinco mesas temáticas, promoveram discussões sobre a situação atual do SUS e das políticas públicas no Brasil e no mundo, duas décadas após a sua institucionalização pela Constituição Federal de 1988. Da mesa de abertura, participaram o presidente da Fiocruz, Paulo Buss, o vice-presidente de Desenvolvimento Tecnológico, Paulo Gadelha, o diretor da EPSJV, André Malhão, e os organizadores do evento, Gustavo Matta e Julio Lima.



Os pesquisadores Emir Sader, coordenador do Conselho Latino Americano de Ciências Sociais (Clacso) e Sonia Fleury, presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) abriram o seminário, com a mesa ‘Estado, políticas sociais e saúde’. Emir apresentou ‘Notas sobre a globalização neoliberal’, e Sonia Fleury falou sobre ‘Reforma do Estado, seguridade social e saúde no Brasil’.



A segunda mesa teve como tema ‘Saúde e Sociedade’. Jairnilson Paim, professor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA), discutiu a ‘Reforma Sanitária: avanços, limites e perspectivas’ e Ligia Bahia, professora da Faculdade de Medicina e do Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nesc/UFRJ), apresentou o tema ‘1988-2008: a démarche do privado e o público no sistema de atenção à saúde no Brasil em tempos de democracia e ajuste fiscal’.



Com o tema ‘Democracia, participação e gestão em saúde’, a mesa 3 do seminário de trabalho ‘20 anos do SUS: contradições e desafios’ teve como palestrantes a historiadora Virgínia Fontes e do médico sanitarista Nelson dos Santos, o Nelsão. Virgínia falou sobre ‘A democracia retórica-expropriação’ e Nelsão refletiu sobre ‘Democracia e participação da sociedade em saúde’.



A quarta mesa do seminário debateu ‘Trabalho e trabalho em saúde’. Sergio Lessa, professor de filosofia da Universidade Federal dAuditório Seminário 20 anos SUSe Alagoas, discutiu ‘Trabalho e sujeito revolucionário: a classe operária’. Já Ruben Mattos, do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/Uerj), apresentou ‘Integralidade, trabalho, saúde e formação profissional: algumas reflexões críticas feitas a partir da defesa de alguns valores’.



Encerrando o seminário, a mesa ‘Relação trabalho e educação na saúde’ teve como palestrantes duas pesquisadoras da EPSJV: Isabel Brasil, vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Escola, e Lúcia Neves, que é também professora aposentada da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Isabel Brasil falou sobre ‘A educação dos trabalhadores da saúde sob a égide da produtividade’ e Lúcia Neves fez considerações sobre ‘A política educacional brasileira na ‘sociedade do conhecimento'.



Depois dos debates, no último dia de seminário, a EPSJV lançou dois livros: ‘Mercado do conhecimento e o conhecimento para o mercado – da formação para o trabalho complexo no Brasil Contemporâneo’, das pesquisadoras Lúcia Neves e Marcela Pronko e ‘Estado, Sociedade e Formação Profissional em Saúde: contradições e desafios em 20 anos de SUS’, uma coletânea dos textos apresentados no seminário organizada por Gustavo Matta e Júlio Lima.



Foram lançados ainda o novo portal da Escola na internet, o Banco de dados da Educação Profissional em Saúde e a Revista Poli, uma publicação jornalística da EPSJV voltada à educação profissional em saúde.





Assista aos vídeos do evento




Veja o que foi discutido em cada uma das mesas temáticas: