André Antunes
Saúde e agroecologia: caminhos que convergem

O atual sistema agroalimentar precisa ser transformado. E com urgência. Evidências robustas, produzidas no Brasil e no exterior, revelam o papel da agricultura industrial na produção de vários dos maiores desafios da saúde pública em nível global, com destaque para a fome e a desnutrição, a obesidade e as doenças crônicas não transmissíveis.
Leia mais
Missão impossível?

Erradicar o trabalho infantil, em todas as suas formas: esse é o desafio do Brasil até o final deste ano de 2025 que se inicia. Trata-se de um dos compromissos firmados há uma década, quando o país se tornou signatário dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, um plano de ação da Organização das Nações Unidas (ONU) adotado por 193 países em setembro de 2015.
“Se desejasse projetar o melhor sistema para produzir os patógenos mais mortais, você escolheria o modelo do agronegócio”
No final de 2025, líderes de todo o mundo voarão para Belém, no Pará, para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30. Será mais uma tentativa de avançar no enfrentamento às mudanças climáticas, no momento em que o Acordo de Paris, pelo qual os países se comprometeram a reduzir emissões de gases de efeito estufa para limitar a média de aquecimento do planeta, completa dez anos.