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EPSJV promove pesquisa sobre a formação de trabalhadores técnicos em saúde

Estudo vai investigar a formação desses profissionais em diversos países membros da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde.
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 05/07/2016 15h09 - Atualizado em 01/07/2022 09h46

A formação dos trabalhadores técnicos em saúde em diversos países integrantes da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS) é o tema da Pesquisa Multicêntrica Internacional, coordenada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), que também é secretaria executiva da RETS.

A pesquisa, que é uma das ações previstas no Plano de Trabalho da RETS (2014-2017), tem como objetivo identificar e analisar a oferta quantitativa e qualitativa de formação de trabalhadores técnicos em saúde nos países membros da RETS, visando o aprimoramento da educação de técnicos em saúde e o fortalecimento dos respectivos sistemas públicos nacionais de saúde. A investigação pretende mapear o número de cursos, habilitações profissionais, instituições ofertantes, vagas, matrículas e concluintes da educação de técnicos em saúde nos países participantes, além de identificar as diretrizes teórico-metodológicas e as bases materiais da organização e desenvolvimento curricular da educação profissional nos países participantes. “Também pretendemos realizar uma caracterização geral das políticas de saúde, de educação e de trabalho dos países participantes, na perspectiva de permitir uma primeira aproximação comparativa entre eles, visando posteriormente estabelecer relações entre as políticas nacionais e as políticas ‘regionais’, destacando as possibilidades e os desafios nacionais e internacionais da Educação de Técnicos em Saúde”, diz Ingrid Freire, professora-pesquisadora da Coordenação de Cooperação Internacional da EPSJV, setor responsável pela coordenação executiva da pesquisa.

A pesquisa se enquadra no objetivo da RETS de produzir, sistematizar e divulgar conhecimentos que possam apoiar a elaboração de políticas, programas, planos e projetos de cooperação internacional, bem como fortalecer os sistemas nacionais de saúde. A pesquisa teve uma chamada pública divulgada em 2015 e 24 instituições formadoras de diversos países - Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru e Uruguai - se inscreveram para participar do projeto.

Para a pesquisa quantitativa, serão consultadas as bases de dados existentes nos países sobre os cursos oferecidos e serão enviados questionários para as instituições formadoras para completar as informações não disponíveis nas bases de dados. Para a pesquisa qualitativa, serão realizadas entrevistas com dirigentes e professores das instituições formadoras e uma análise documental com o objetivo de investigar os currículos dos cursos de educação profissional em saúde, com suas respectivas regulamentações e desenvolvimento. “Com isso, nosso objetivo é identificar as diretrizes teórico-metodológicas que embasam a formação de trabalhadores técnicos em saúde nos países, a fim de captar o significado dessa modalidade de educação, suas relações com as políticas de saúde, da educação e com as relações de trabalho”, explica Ingrid.

A Pesquisa Multicêntrica Internacional deve ser concluída em 2018. Ao final do trabalho, será produzido um Relatório Técnico com um panorama sobre a educação de técnicos em saúde de cada país participante e será realizado o II Seminário Internacional da Educação de Técnicos em Saúde na Região das Américas.

A Pesquisa Multicêntrica é baseada no Projeto Mercosul, coordenado pela EPSJV entre 2008 a 2010, e que reuniu instituições formadoras da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Oficina

Nos dias 28 a 30 de junho, representantes de instituições participantes da pesquisa, do Brasil e do Mercosul, participaram na EPSJV de uma oficina de trabalho para aprofundar a discussão sobre o referencial teórico e as categorias de análise da pesquisa, bem como para debater as estratégias de coordenação local e regional da pesquisa.

No encontro, ficou definido que será divulgada uma nova chamada para instituições que desejem participar da pesquisa e também que será publicada uma edição especial da Revista RETS sobre o projeto. No encerramento da oficina, foi apresentada aos participantes a plataforma colaborativa da pesquisa, criada a partir da plataforma moodle, que será usada para a troca de informações entre os pesquisadores dos diversos países  durante o projeto e também servirá como repositório de informações relevantes para a pesquisa como documentos, artigos, apresentações, relatórios e livros sobre o tema.

Além desta oficina, foi realizada, em julho de 2015, outra oficina da Pesquisa Multicêntrica Internacional que reuniu representantes de oito países participantes da pesquisa – Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Colômbia, Bolívia, Peru e Brasil - para pactuação do projeto e compromissos entre os representantes das instituições.

Comentários

Ainda posso me inserir na pesquisa, ou já foram fechados os números de participantes? Att, Mercia

Olá Mércia, tudo bem? Realizamos uma segunda chamada para as instituições brasileiras através do site da RETS com ampla divulgação: http://www.rets.epsjv.fiocruz.br/noticias/rets-convida-instituicoes-brasileiras-para-pesquisa-multicentrica-segunda-chamada. No entanto, o prazo para novas adesões foi encerrado no dia 20 de julho. Ainda não temos previsão de nova chamada... Em todo caso, sugerimos que você acompanhe também o site da RETS. Abraços, Ingrid