Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

PNE é aprovado no Congresso e segue para sanção presidencial

Trecho que prevê complementação da União no financiamento foi mantido, porém recursos públicos poderão ser destinados a parcerias público-privadas.
André Antunes - EPSJV/Fiocruz | 04/06/2014 08h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47

A Câmara dos Deputados concluiu na última terça-feira, dia 3, a votação do Plano Nacional de Educação (PNE), que tramitava desde 2010 no Congresso, e cujo texto principal havia sido aprovado na semana passada. Os parlamentares votaram pela manutenção da estratégia 20.10 do PNE que garante a complementação de recursos financeiros da União aos estados e municípios que não conseguirem atingir o valor do Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) e posteriormente do Custo Aluno-Qualidade (CAQ), mas também mantiveram no texto o parágrafo 5° do artigo 5° do projeto aprovado no Senado Federal, que permite que os recursos públicos aplicados em programas de educação privada por meio de subsídios do governo federal – como o ProUni e o Pronatec, por exemplo – sejam contabilizados como parte dos 10% do PIB que o poder público deve investir na educação. Essa meta deverá ser atingida gradualmente: 7% do PIB até o quinto ano de vigência da lei e 10% ao final de 10 anos.

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação emitiu nota em que afirma que o texto é “bem melhor do que a versão encaminhada pelo Poder Executivo ao Parlamento”, e complementa: “Para a manutenção e o desenvolvimento da educação básica pública, nenhuma conquista foi mais importante do que a aprovação da Estratégia 20.10, que obriga o Governo Federal a editar uma lei criteriosa para a transferência de recursos para estados e municípios garantirem a implementação do CAQi e, posteriormente, do CAQ. Essa medida faz jus às determinações da Constituição Federal que nunca foram atendidas”, afirma a nota. Segundo a Campanha, embora a reivindicação dos movimentos sociais pela supressão do parágrafo 5° do artigo 5° não tenha sido atendida, o saldo foi positivo. “Não há dúvida de que ele será um instrumento legal capaz de fazer a educação brasileira avançar, desde que seja bem implementado. E sua concretização depende também da elaboração, revisão, aprovação e execução dos planos municipais e estaduais de educação. Portanto, agora é o momento de desenvolver essas ações”, assinala a nota.  O PNE agora segue para a sanção do Executivo.

Quadro comparativo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação: textos da Câmara dos Deputados e do Senado Federal

 

Leia mais

Em palestra no 6º Fórum Nacional Extraordinário da Undime, Daniel Cara defende que investimento federal na educação básica precisa quadruplicar para garantir qualidade.
Plano Nacional de Educação é aprovado na Câmara, mas destinação de recursos para educação pública e complementação da União no financiamento devem ser votados no início da próxima semana.
Grupos Anhanguera e Kroton, que, juntos, têm mais de um milhão de alunos de ensino superior, agora avançam também sobre a educação profissional.