Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Escola Politécnica é reconduzida a Secretaria Executiva da RETS

Na 3º Reunião Geral da RETS, também foi aprovado o novo plano de trabalho da Rede para 2014-2017
Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz | 14/11/2013 09h00 - Atualizado em 01/07/2022 09h47

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) foi reconduzida a Secretaria Executiva da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS), durante a 3ª Reunião Geral da RETS, realizada neste mês em Recife (PE). No encontro, a EPSJV também foi reconduzida a Secretaria Executiva da RETS-Unasul (União das Nações Sul-Americanas) e da RETS-CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).



Durante a reunião, os integrantes das redes também aprovaram os novos regulamentos e os planos de trabalho para o período 2014-2017 da RETS, RETS-CPLP e RETS-Unasul. O plano de trabalho da RETS tem três objetivos principais: produzir, divulgar e promover o intercâmbio de conhecimentos na área de educação de técnicos em saúde; fortalecer, ampliar e difundir a RETS; e aprimorar e ampliar as ações de comunicação no âmbito da RETS. Entre as ações previstas para atingir os objetivos do plano estão a realização de uma pesquisa multicêntrica para identificar e analisar a oferta quantitativa e qualitativa de formação de trabalhadores técnicos em saúde nos países membros da Rede; o desenvolvimento e fomento a pesquisas que sirvam para consolidar a produção acadêmica na área de educação de técnicos e apoiar a formulação de políticas públicas nos países; além do estabelecimento de cooperação técnica entre as instituições que integram a Rede.



RETS-CPLP



Na RETS-CPLP, o plano de trabalho tem quatro objetivos principais: fortalecer a infraestrutura sãs escolas técnicas de saúde dos Ministérios da Saúde dos países da CPLP; ampliar o número e a diversidade dos quadros docentes das escolas técnicas de saúde e qualificar os docentes; desenvolver competências na área de gestão acadêmica e na área pedagógica, principalmente no que diz respeito à construção e à organização de projetos político-pedagógicos, programas de ensino e planos de curso; e ampliar o compartilhamento de informações, experiências e competências entre as escolas técnicas da CPLP.



RETS-Unasul



O plano de trabalho da RETS-Unasul estabelece dois objetivos principais: mapear o universo da formação e do trabalho dos técnicos em saúde na Unasul; e desenvolver mecanismos que facilitem a produção, divulgação e a sistematização de informações e comunicação sobre a área de educação de técnicos em saúde entre os integrantes da rede.



Apresentações



Na abertura da reunião, no dia 7 de novembro, o diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde (CRIS) da Fiocruz, Paulo Buss, apresentou a palestra ‘Saúde na Agenda do Desenvolvimento Pós-2015: o papel do trabalhador técnico em saúde e das redes estruturantes’ .



Ainda no primeiro dia do evento, foi realizada a mesa-redonda ‘O trabalho em rede: o desafio da institucionalização e a definição de compromissos’, que contou com apresentações de Silvia Cassiani , assessora regional da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS); Manuel Lapão , secretário executivo da CPLP; e Isabel Duré , diretora nacional de Capital Humano e Saúde Ocupacional, do Ministério da Saúde da Nação da Argentina.  



No dia 8 de novembro, foi apresentado o painel ‘O trabalho em rede: reconhecendo as potencialidades e superando dificuldades’, com a participação de Mónica Padilla , do setor de Desenvolvimento de Recursos Humanos em Saúde da OPAS/OMS; e Marcela Pronko , vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da EPSJV.



Carta



No encerramento da reunião, foi aprovado o ‘Documento de Recife sobre a Formação e o Trabalho dos Técnicos em Saúde’ , que foi encaminhado à organização do 3º Fórum Global de Recursos Humanos em Saúde, que aconteceu em Recife (PE), de 10 a 13 de novembro.



Novo site



No primeiro dia do evento, foi apresentado ainda o plano de comunicação da RETS e foi lançado o novo site da Rede .